Com as bolsas de Nova York fechadas, nesta quinta-feira (9), devido à homenagem ao ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu em 29 de dezembro, os mercados mundiais tiveram baixa liquidez hoje.
O Ibovespa conseguiu inverter o sinal e fechar com leve alta de 0,12%, aos 119.769,05 pontos, um ganho de 124,70 pontos.
Sem novidades vindas de fora, os agentes acompanharam os acontecimentos por aqui.
Na seara dos indicadores, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que as vendas no varejo recuaram 0,4% em novembro na comparação com o mês anterior, quando tiveram variação positiva de 0,4%. Porém, o saldo é positivo em 5,0% no ano.
No espectro político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que foi “unânime” o posicionamento do governo em relação à necessidade de vetar os “jabutis” (assuntos que não tem relação com o tema principal da matéria) incluídos no projeto que regulamentou a exploração de eólicas offshore. “Foi unânime a decisão dos ministros de levar à consideração do presidente o veto a todos os jabutis”, disse.
Ele ainda comentou que o presidente vai sancionar o projeto de renegociação da dívida dos estados com alguns vetos que prejudicam o objetivo de que a meta de déficit fiscal zero seja atingida este ano.
Na esfera corporativa, a Petrobras (PETR4) ganhou +0,43% no dia, acompanhando o avanço nos preços do petróleo no mercado internacional, enquanto a Vale (VALE3) amargou mais um dia de derrota, desta vez com perda de 0,62%, em sua oitava sessão seguida de baixa, o que impediu o Ibovespa de subir com robustez.
Mas o assunto do dia foi a possível fusão entre Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4), que acabaram subindo 9,03% e 0,95%, respectivamente.
Dólar
O dólar comercial, por sua vez, teve um movimento mais amplo, com baixa de 1,11%, a R$ 6,04. Os DIs (juros futuros) recuaram por toda a curva, em uma sessão que pode ser considerada positiva.
Deixe um comentário