Por Brasil de Fato
A Receita Federal abriu nesta quarta-feira (20) a consulta de mais um lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Serão contemplados 244.476 contribuintes, que vão receber o crédito bancário no próximo dia 28 de dezembro (quinta-feira).
Para saber se tem acesso à restituição, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar no botão “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Também é possível acessar as informações nos aplicativos oficiais do Imposto de Renda para telefones celulares e tablets.
Ao fazer a consulta, o contribuinte poderá verificar se há pendências na declaração. Se for o caso, poderá ser feita uma retificação, com a correção das informações equivocadas para garantia do processamento e eventual pagamento de restituição em lotes residuais futuros.
Segundo a Receita, o valor total das restituições neste lote residual, somadas, passa de R$ 370 milhões. O valor será depositado na conta bancária indicada no momento em que o contribuinte preencheu a declaração do IR.
Caso o contribuinte tenha sido contemplado, mas não receba o valor em sua conta até 28 de dezembro, o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano ano no Banco do Brasil (BB). Para resgatá-lo, é preciso acessar o portal do banco ou acionar a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Haddad pede que eleitores se mobilizem por reforma do Imposto de Renda
Ministro da Fazenda aconselhou troca de dívida cara por novo consignado CLT
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre