ouça este conteúdo
|
readme
|
Publicado anualmente pela ONU, o ranking 2025 dos países mais felizes do mundo mostrou o Brasil na 36ª colocação, oito posições acima do ano anterior. A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pela oitava vez consecutiva.
A lista foi divulgada na última quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas, em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford, no Reino Unido. O ranking leva em conta uma série de fatores entre os critérios da classificação, como: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção.
Na lista deste ano, o Brasil ficou à frente da Argentina — classificada na 42ª posição –, e do Chile — que caiu de 38º para 45º –, se tornando o segundo país da América do Sul mais bem avaliado, atrás apenas do Uruguai, que ficou em 29º.
Os Estados Unidos também tiveram uma posição melhor que o Brasil, ficando em 24º lugar. Apesar disso, esta é a pior colocação dos EUA no ranking desde que ele foi criado em 2012.
O topo do ranking de 2025 foi bem semelhante aos dos anos anteriores, com os países nórdicos encabeçando. Finlândia, Dinamarca, Islândia e Suécia foram os que mais se destacaram. A Costa Rica foi o primeiro representante da América Latina a figurar no top 10, ficando em sexto lugar.

Finlândia foi considerado o país mais feliz do mundo (Foto: Getty Images)
Especialistas apontam que o segredo dos finlandeses é um bom equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal, além de uma forte política de bem-estar social.
Em 2025, a ONU descobriu que o número de refeições feitas com companhia tem grande impacto na percepção subjetiva de bem-estar em todo o mundo. Outro fator apontado pela entidade foi que a quantidade de pessoas morando juntas também está relacionada à felicidade. Os lares com 4 ou 5 pessoas estão entre os mais felizes no México e na Europa.
Confira os 20 países mais felizes, segundo a ONU:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
Relacionados
Relator da ONU procura ministros do STF para discutir derrubada da Lei de Anistia
Bernard Duhaime cumpre agendas no país a convite do governo brasileiro
Saiba qual a fortuna de Elon Musk, o homem mais rico do mundo
Bilionários americanos ocupam as três primeiras posições do ranking da Forbes
Brasil tem nova área marítima de tamanho equivalente ao da Alemanha no Norte do país
Órgão das Nações Unidas concedeu ao país o direito a uma área de 360 mil km² na Margem Equatorial