A data para a exigência de vistos de entrada no Brasil para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos foi adiada para 10 de abril de 2024. Antes, estava previsto que o início da cobrança de vistos seria no dia 10 de janeiro.
Segundo o governo federal, a prorrogação serve para terminar a implementação do sistema de vistos e evitar que o início da exigência seja próximo à alta temporada de viagens de fim e início de ano.
Outro objetivo é garantir que a medida entre em vigo de forma segura, sem consequências para o setor de turismo.
Reciprocidade
O governo justifica a medida com o princípio de reciprocidade, histórico da diplomacia brasileira. Em setembro de 2023, quando foi publicada versão anterior do decreto, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o governo está sempre disposto a negociar a isenção de visto na base da reciprocidade.
“Ou seja, o país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem”, explicou.
Em maio de 2023, o presidente Lula esteve no Japão e concluiu acordo para liberar de vistos os brasileiros que entram naquele país e os japoneses que chegam ao Brasil. A medida de isenção entrou em vigor em setembro do ano passado.
“No governo anterior, foi suspensa a obrigatoriedade de americanos, canadenses, australianos e japoneses. A medida foi dada de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram precisando de visto para viajar para esses países”, lembrou Vieira.
Deixe um comentário