Por Diego Alejandro
(Folhapress) — A Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (31) o Mamãe Tarifa Zero, programa que oferece transporte público gratuito a responsáveis por crianças matriculadas em creches da rede municipal.
Para ter direito ao benefício, a criança deve ter entre 0 e 4 anos, estar matriculada em uma creche pública e morar a mais de 1,5 km da unidade. Além disso, a família precisa estar registrada no CadÚnico, cadastro federal de famílias de baixa renda.
O cartão especial será liberado para qualquer responsável legal da criança, incluindo mãe, pai, avós e tios e enviado ao endereço indicado em até dez dias. O pedido deve ser feito no site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero.

Lançamento do programa “Mamãe Tarifa Zero) (Foto: Divulgação)
O monitoramento do benefício será feito pela Secretaria de Educação, via creches. Por exemplo, se a criança se mudar para perto da creche ou sair da instituição, a pasta informa a SPTrans, que cancela a gratuidade.
Gratuidade para mães
Segundo a prefeitura, não terão direito ao benefício responsáveis por crianças já contempladas pelo TEG (Transporte Escolar Gratuito) ou que possuam o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência.
A medida tem custo estimado de R$ 38 milhões por ano e busca atingir 15 mil famílias.
“O recurso [que pagará o programa] vem do caixa da prefeitura através do subsídio pago às empresas de ônibus”, afirmou prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, zona norte de São Paulo.
O prefeito não respondeu se haverá mais expansões da Tarifa Zero, adotada aos domingos para o público geral. Ele disse que pretende aumentar a abrangência do Mamãe Tarifa Zero, mas não especificou como.
Relacionados
Biblioteca na USP dará aulas gratuitas sobre obras literárias da Fuvest 2026
Aulas do projeto 'BBM no Vestibular' serão voltadas para estudantes do ensino médio e de cursinhos
Festival reúne lideranças feministas do Brasil e do mundo a partir desta sexta em SP
Evento acontece na Nave Coletiva, no Cambuci, nos dias 11,12 e 13 de abril
Mortes por dengue se concentram em São Paulo, com 7 em cada 10 óbitos
Com 550 mortes em 2025, número de vítimas da doença no país caiu 83,3% em relação ao mesmo período do ano passado