Em comunicado à imprensa, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) informou que completará 72 horas consecutivas de greve de fome à meia-noite deste sábado (12), em protesto contra o processo de cassação de seu mandato em tramitação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
No começo da noite desta sexta-feira (11), Glauber realizou uma nova pesagem que apontou 89,4 quilos. Desde o começo da greve de fome, o parlamentar já perdeu mais de dois quilos. Nas últimas 24h, o deputado ingeriu um litro de soro por recomendação médica.
Pela manhã, Glauber realizou exames de sangue e de urina, por indicação dos médicos que o acompanham durante o protesto. O resultado das coletas de sangue apontaram que Glauber está bem de saúde. Já o resultado do exame de urina será divulgado na próxima semana.
Desde a última quarta-feira (9), Glauber Braga está no Plenário 5, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética. No mesmo local ele tem dormido e recebido seus apoiadores. O comunicado divulgado nesta sexta diz que Glauber vai passar todo o final de semana no mesmo local.
Os apoiadores e parlamentares da base estão se revezando para prestar apoio ao deputado. Centenas de pessoas já passaram pelo Plenário. Entre as visitas desta sexta-feira esteve a do filho Hugo, de 3 anos, que pulou e brincou no colchão levado pelos apoiadores.
“A presença do Hugo traz alegria e esperança. Ele é minha vida”, disse o deputado nesta noite.

Da esquerda para direita: deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP); Thiago Rocha Pereira, da Comissão Justiça e Paz do Pará; Carlos Daniel Dell Santo Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz; Ana Paula Daltoê Inglêz Barbado, da Comissão Justiça e Paz – Regional Brasília; deputado Glauber Braga (PSOL/RJ); Cristiane Santana de Araújo, da Comissão Justiça e Paz do Mato Grosso do Sul.
Glauber Braga e o jejum prolongado
Durante a tarde, Glauber também recebeu a visita de representantes da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para o secretário executivo da Comissão, Carlos Daniel Dell Santo Seidel, a tentativa de cassação do mandato de Glauber é um dos sinais do fascismo.
“Não se pode cassar um mandato desta forma, sem justificativa. Se Glauber for cassado por defender a democracia, outros também poderão ser”, disse.
Ele ainda declarou que o jejum do deputado é um “ato profético”, que simboliza fraternidade, compromisso e resistência.
A comunicação de Glauber com seus apoiadores tem sido feita por meio de redes sociais.
A equipe de Glauber informou que qualquer novidade sobre o estado de saúde ou o desenrolar da greve de fome será comunicada por meio de notas oficiais à imprensa. A próxima atualização está prevista para às 11h deste sábado (12).
Relacionados
Acordo para encerrar greve de fome de Glauber envolveu telefonema de Gleisi para Motta
Durante os dias de greve de fome, oito ministros de Lula foram ao local visitar o deputado do PSOL
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta
Acordo foi negociado com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ)
Live reúne hoje personalidades em apoio a Glauber Braga, no 9º dia de greve de fome
Deputado está sem se alimentar em razão de um processo de cassação aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara