Na chanchada de Valdemar e Jair, o presidente do PL e o ex do Palácio do Planalto, só quem ganha é o teatro e a malandragem política.
Valdemar passa os seus recados aos filiados do partido, liberando geral para alianças com o PT de Lula nas eleições municipais; Jair finge que fica pistola, mas não abre mão das mamatas do Fundo Partidário, um presente do dono do PL.
Mesmo inelegível, o ex, em dobradinha com Michelle, levou para o lar doce lar R$ 589 mil somente dos “salários” entre janeiro e outubro de 2023. Sinto muito, amigos e amigas, mas fomos nós que bancamos a boa vida do casal em Brasília.
Agora, senhoras & senhores, a primeira fala de Jair na chanchada, fingindo braveza com Valdemar, repare:
“Se continuar assim você vai implodir o partido, tem pessoa do partido dando declaração absurda como ´o Lula é extremamente popular´. Manda ele vir tomar 51 aqui na esquina, não vem”.
O comandante do Partido Liberal — liberal nas tetas públicas — pediu calma, disse ser fiel ao rebanho de Jair, chamou a turma do deixa-disso, deu uma de vaqueiro em aboio para serenar o gado.
Assim ganha Valdemar, com uma estupenda audiência para a sua mensagem aos candidatos a prefeitos e vereadores do PL; assim também lucram Jair e a ex-primeira-dama, com afagos, falsas desculpas e o dinheiro pingando a cada mês na conta conjunta.
O recado do proprietário do balcão do PL é muito esperto. Ao se derramar de amores por Lula, de quem já foi aliado nos governos anteriores, autoriza seus políticos a surfarem (se for necessário) na popularidade lulista nas eleições municipais.
Um pé em cada canoa, dependendo da cidade e do jogo eleitoral.
Noves fora a mamata com o faz-me-rir de Jair, o ex também ganha com a estrutura partidária nacional do PL. Lembre-se: mesmo no auge do poder, o bolsonarismo fracassou ao tentar criar uma legenda forte, a finada Aliança pelo Brasil.
Melhor o capitão fingir de brabo, sob a maresia das férias sem fim em Angra dos Reis, e deixar tudo como está no quartel de Valdemar.
Até que uma possível cadeia os separe. Se é que isso acontecerá algum dia, afinal de contas o ex sequer foi indiciado, mesmo respondendo a uma capivara de processos.
Deixe um comentário