O nome da ex-prefeita de São Paulo atingiu seu pico de menções durante essa semana. Após encontro com o presidente Lula, Marta Suplicy passou a ser especulada como a indicada na chapa com Guilherme Boulos, em São Paulo. Entretanto, nas redes — mais precisamente no Instagram — o nome de Marta não foi bem recebido pelos usuários. Se atores antibolsonaristas não demonstraram publicamente incômodo com o nome da ex-prefeita, eles também não saíram em defesa de seu nome na chapa e assim abriram espaço para que detratores a criticassem.
Entre os 8 mil comentários que foram analisados sobre o tema, observa-se que entre os usuários que apoiam o nome de Marta existe uma tentativa de emular seu legado enquanto prefeita, citando principalmente os CEUs. Mas, em maior volume, o apoio se transforma no enaltecimento da candidatura de Guilherme Boulos e da capacidade política do presidente Lula de costurar acordos eleitorais.
Já entre detratores diversos aspectos são relembrados, dentre os quais as taxas em São Paulo, a derrota em duas eleições municipais, a traição com relação aos partidos de esquerda — e seu posicionamento durante o impeachment — a sua ausência no debate político nos últimos anos e, principalmente, a falta de renovação que o nome de Marta Suplicy representa nesse momento.
Nada disso pode anular um possível peso eleitoral que a ex-prefeita pode ter na disputa. Porém, nas redes sociais, o nome de Marta Suplicy precisará ser mais do que nunca trabalhado junto a base de apoiadores de Guilherme Boulos.
Deixe um comentário