Um homem destruiu um quadro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL–RJ), assassinada em março de 2018, em um bar em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na última quinta-feira (11), no Armazém Pousada São Joaquim.
O quadro do presidente Lula foi doado ao bar pelo artista Rafamon e a placa, da Rua Marielle Franco, foi dada ao estabelecimento por Marinete da Silva, mãe da vereadora.
Nas redes sociais, o estabelecimento, em nota, relatou o caso. “Um cliente embriagado e insatisfeito com a posição política representada pelos objetos expostos nas paredes da casa num ato impulsivo viola o que para nós mantém viva e presente a memória de uma luta política histórica”, disse o Armazém Pousada São Joaquim.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que o homem tenta arrancar da parede um quadro do presidente Lula, mas é impedido por outro homem presente no local.
ATENÇÃO: valentão de extrema direita invadiu um bar em Santa Teresa, no RJ, para destruir uma placa da Marielle Franco e um retrato do presidente Lula. Esses extremistas não estão preparados para viver em sociedade. Ajudem a identificar o marginal. pic.twitter.com/DaP9fdZJoo
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) January 15, 2024
Depois, sem conseguir destruir o quadro, o homem vai até a placa em homenagem à vereadora Marielle e a destrói. O quadro e a placa fazem parte da decoração do estabelecimento desde a fundação do local. A artista plástica Rafamon, autora da arte com a figura do presidente, prometeu que vai doar outro quadro ao bar. A placa de Marielle havia sido presenteada pela mãe da vereadora assassinada.
O Armazém Pousada São Joaquim registrou um boletim de ocorrência e já toma as medidas cabíveis a respeito da depredação.
“O Armazém se mantém firme em seu propósito de preservar-se como um espaço que faz parte da vida local e apostando eticamente no trabalho, na integridade, no coletivo, afirmando a importância da vida”, afirmou o estabelecimento em nota.
O caso foi registrado na 7ª Delegacia Policial — Santa Teresa e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Deixe um comentário