Grupo ligado ao empresário Jorge Paulo Lemann vai influenciar decisões administrativas e financeiras na área de educação do governo Lula. criada há menos de um ano, a MegaEdu, ONG financiada por Lemann, fechou acordo com o Ministério da Educação (MEC) para opinar sobre a conectividade de escolas públicas à internet. A informação é do jornal Estado de S. Paulo.
A entidade também foi incluída em um conselho do Ministério das Comunicações responsável por definir parte dos cerca de R$ 6,6 bilhões destinados à conectividade dos estudantes.
A parceria entre a MegaEdu e os órgãos governamentais foi intermediada pela secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, que até recentemente fazia parte do comitê de especialistas do Centro Lemann, outra entidade ligada ao empresário. O presidente Lula vai lançar amanhã a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um dos maiores projetos sociais do governo, no qual a MegaEdu teve participação.
A MegaEdu alega que não há conflito de interesses em suas atividades, enquanto a Fundação Lemann defende a legitimidade da ONG para colaborar com o governo federal. O MEC, por sua vez, apoia a parceria e não comenta sobre sua relação com o empresário Jorge Paulo Lemann.
A MegaEdu, formalmente aberta em outubro de 2022, está diretamente ligada à Fundação Lemann, uma organização fundada por Jorge Paulo Lemann para apoiar a educação. A associação oferece consultoria técnica para as secretarias de educação e tem como objetivo levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do país.
Deixe um comentário