Mesmo entre bolsonaristas, não há consenso sobre o fim da isenção de impostos a pastores. É o que mostra análise realizada no Instagram pelo colunista do ICL Notícias, Pedro Barciela. Segundo os resultados, 49% dos seguidores de perfis de bolsonaristas são favoráveis à decisão da Receita Federal de voltar a taxar líderes religiosos; enquanto 45% são contrários à medida.
“Embora a diferença entre os que apoiam e os que divergem da decisão não seja grande, é importante observar que isso acontece dentro dos comentários de perfis bolsonaristas no Instagram. Em outros perfis, como o da GloboNews, que divulgou inicialmente (a história), essa diferença dos que são a favor da medida é muito maior”, afirmou Barciela.
O ato determinando o fim do “privilégio” dos pastores foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17). A medida é assinada pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e acabou com a isenção dada aos religiosos pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2022, às vésperas das eleições.

Análise sobre apoio a decisão de acabar com isenção de impostos de líderes religiosos. Fonte dos dados: Instagram
Barciela explicou que a análise foi feita a partir de comentários em publicações de bolsonaristas que abordaram o tema no Instagram.
“Eu coletei os comentários dessas publicações e rodei uma análise para entender se estavam falando bem, mal, se estavam apoiando ou criticando e por aí vai”, detalhou.
“Resolvi fazer essa análise por que me chamou atenção que há essa resistência dentro do próprio bolsonarismo. São muitos os comentários dos que dizem: eu não sou de esquerda, não sou a favor do ex-presidiário, porém eles (líderes religiosos) têm que pagar. Outros comentários como: se eu sou professor tenho que pagar, eu que sou deficiente físico tenho que pagar… Então, tem uma série de comentários nessa linha. Aonde o bolsonoarismo consegue avançar e tenta explorar um pouquinho? É na confusão entre igrejas tempos e pessoas físicas pastores. Eles tentam tratar a taxação como algo geral nas igrejas. O que não é verdade”, diz o colunista do ICL Notícias.
Relacionados
Carta aberta aos pastores: Malafaia transformou o bolsonarismo em outro evangelho
Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gálatas 1.8)
Pastores de valores: cabos eleitorais do bolsonarismo
Proponentes do projeto de lei (PL) da anistia na Câmara
Lobby de ultraprocessados uniu agro, varejo e indústria contra ‘imposto do pecado’
Estudo mostra como lobby atuou para não só incluir produtos ultraprocessados na cesta básica, mas também para evitar a tributação extra a itens prejudiciais à saúde