ICL Notícias
País

Fim de isenção de impostos a pastores divide bolsonaristas no Instagram

Ato derminando o fim do “privilégio” dos pastores foi publicado no Diário Oficial da União
18/01/2024 | 10h09

Mesmo entre bolsonaristas, não há consenso sobre o fim da isenção de impostos a pastores. É o que mostra análise realizada no Instagram pelo colunista do ICL Notícias, Pedro Barciela. Segundo os resultados, 49% dos seguidores de perfis de bolsonaristas são favoráveis à decisão da Receita Federal de voltar a taxar líderes religiosos; enquanto 45% são contrários à medida.

“Embora a diferença entre os que apoiam e os que divergem da decisão não seja grande, é importante observar que isso acontece dentro dos comentários de perfis bolsonaristas no Instagram. Em outros perfis, como o da GloboNews, que divulgou inicialmente (a história), essa diferença dos que são a favor da medida é muito maior”, afirmou Barciela.

O ato determinando o fim do “privilégio” dos pastores foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17). A medida é assinada pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e acabou com a isenção dada aos religiosos pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2022, às vésperas das eleições.

Análise sobre apoio a decisão de acabar com isenção de impostos de líderes religiosos. Fonte dos dados: Instagram

Barciela explicou que a análise foi feita a partir de comentários em publicações de bolsonaristas que abordaram o tema no Instagram.

“Eu coletei os comentários dessas publicações e rodei uma análise para entender se estavam falando bem, mal, se estavam apoiando ou criticando e por aí vai”, detalhou.

“Resolvi fazer essa análise por que me chamou atenção que há essa resistência dentro do próprio bolsonarismo. São muitos os comentários dos que dizem: eu não sou de esquerda, não sou a favor do ex-presidiário, porém eles (líderes religiosos) têm que pagar. Outros comentários como: se eu sou professor tenho que pagar, eu que sou deficiente físico tenho que pagar… Então, tem uma série de comentários nessa linha. Aonde o bolsonoarismo consegue avançar e tenta explorar um pouquinho? É na confusão entre igrejas tempos e pessoas físicas pastores. Eles tentam tratar a taxação como algo geral nas igrejas. O que não é verdade”, diz o colunista do ICL Notícias.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail