O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou hoje que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) vai fechar preventivamente o sistema de comportas o Rio Guaíba. A medida é para evitar possíveis inundações na cidade, já que estão previstos temporais em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A previsão de chuvas para amanhã é de até 100 milímetros.
“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito, após reunião extraordinária.
Em alguns bairros de Porto Alegre, o nível do Guaíba já está em 2,73 metros, como no Cais Mauá. Faltam apenas 27 centímetos para o transbordamento. O fechamento será em oito dos 14 portões. Outros seis, que já são fechados permanentemente, vão ganhar reforço de dois mil sacos de areia. A última vez que as comportas do rio foram fechadas foi em 2015.
Outra ação será a abertura do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação, localizado no bairro Santana, como mais um ponto de abrigo. O espaço tem capacidade para até 80 pessoas. Já o Ginásio Gigantinho, junto ao Estádio Beira-Rio, será vistoriado para, em caso de necessidade, receber novos desabrigados ou para a transferência dos albergado da Região das Ilhas.
A prefeitura avalia também uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) para prestação de serviço voluntariado e atendimento em albergues e restaurantes populares de Porto Alegre. Foi discutida ainda a possibilidade de compra de vagas temporárias em abrigos para animais desabrigados.
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
Deixe um comentário