A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje três mandados de busca e apreensão para identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A ação é um complemento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e foi realizada na cidade de Barueri, na Grande São Paulo.
O alvo da operação de hoje é uma pessoa que teria financiado ônibus para o transporte de manifestantes e participou ativamente na orientação do movimento do dia 8 de janeiro, junto com outras lideranças. A informação é do G1.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, informou a PF.
A Polícia Federal afirma ainda que as investigações da Lesa Pátria seguem em curso “com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas”.
OPERAÇÃO
Na semana passada, o deputado federal bolsonarista e líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL–RJ), foi alvo de mandados de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lesa Pátria. Jordy teria trocado mensagens com um grupo de golpistas e passado orientações aos vândalos.
Segundo a PF, a Lesa Pátria tem o objetivo de “identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado”. No dia 8 de janeiro de 2023, golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes.
Relacionados
PF realiza Operação Cessatio contra fraudes no INSS em Roraima
Quatorze mandados de busca foram cumpridos contra advogados especializados em Roraima
Operação da PF investiga descontos irregulares em benefícios do INSS
Entidades descontaram cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024
Relatório sigiloso aponta omissão de denunciada do núcleo 2 da tentativa de golpe
Documento da PF sustenta denúncia contra Marília Alencar ao STF por omissão no 8 de janeiro e revela falhas graves na SSP/DF