A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje três mandados de busca e apreensão para identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A ação é um complemento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e foi realizada na cidade de Barueri, na Grande São Paulo.
O alvo da operação de hoje é uma pessoa que teria financiado ônibus para o transporte de manifestantes e participou ativamente na orientação do movimento do dia 8 de janeiro, junto com outras lideranças. A informação é do G1.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, informou a PF.
A Polícia Federal afirma ainda que as investigações da Lesa Pátria seguem em curso “com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas”.
OPERAÇÃO
Na semana passada, o deputado federal bolsonarista e líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL–RJ), foi alvo de mandados de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lesa Pátria. Jordy teria trocado mensagens com um grupo de golpistas e passado orientações aos vândalos.
Segundo a PF, a Lesa Pátria tem o objetivo de “identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado”. No dia 8 de janeiro de 2023, golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes.
Deixe um comentário