O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A previsão do governo é conectar 138,4 mil escolas em todo o país até 2026. O anúncio foi feito durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.
“Temos hoje a assinatura do decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário”, disse o presidente.
Durante participação no programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou que mais da metade das escolas brasileiras, atualmente, não tem wi-fi.
AÇÃO DE MINISTÉRIOS
Segundo ele, algumas até contam com algum tipo de conectividade, mas somente na sala da direção, por exemplo, sem acesso aos alunos e professores.
“A estratégia é criar um comitê e, através do decreto assinado hoje, vão participar vários ministérios – Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil. Os recursos serão do Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e também do leilão do 5G”, disse o ministro.
Acrescentou que “esse comitê vai trabalhar e a meta é – até o final de 2026 – nenhuma escola pública deixar de ter conectividade com fins pedagógicos. Não é só ter internet com baixa velocidade. E ter equipamento, um laboratório de informática, tablet, computador, wi-fi na escola”, concluiu o ministro.
Relacionados
Por mais mulheres em espaços de poder
Elas ocupam apenas 16% dos cargos em conselhos de administração de empresas no Brasil; PL propõe mínimo de 30%
Embate de Moraes com Espanha vira alvo político, e governo Lula recorre por extradição
Influenciador Oswaldo Eustáquio, alvo de dois mandados de prisão, está fora do Brasil desde 2023
Governo propõe energia gratuita para famílias de baixa renda: veja como vai funcionar
A ideia da proposta, encaminhada à Casa Civil na quarta-feira (16), é isentar até 60 milhões de brasileiros