ICL Notícias
Internacional

Joe Biden participa de piquete de grevistas da indústria automobilística dos EUA

Usando um chapéu do UAW e um moletom com o selo presidencial, Biden provocou fortes aplausos quando disse à multidão de cerca de 200 pessoas que eles “merecem um aumento significativo”.
27/09/2023 | 05h00

O presidente Joe Biden juntou-se a um piquete realizado ontem na cidade de Bellevile, no Michigan. É uma tentativa extraordinária de se colocar ao lado dos sindicalistas que estão em greve contra as maiores montadoras do país e cumprir a promessa de ser “o presidente mais pró-sindical da história .”

Foi a primeira vez que um presidente em exercício aderiu a um piquete. Biden subiu numa plataforma de madeira e falou por um megafone com uma bandeira americana a um grupo de membros do United Auto Workers vestidos com camisas vermelhas.

“Agora eles estão indo incrivelmente bem”, disse o presidente do lado de fora de uma fábrica da General Motors nos arredores de Detroit, referindo-se aos fabricantes de automóveis, contou o jornal The Washington Post. “E adivinha? Você deveria estar incrivelmente bem também”.

Usando um chapéu do UAW e um moletom com o selo presidencial, Biden provocou fortes aplausos quando disse à multidão de cerca de 200 pessoas que eles “merecem um aumento significativo”.

A melhoria nas relações de trabalho foi um dos principais temas do encontro entre o presidente americano e o presidente Lula, há uma semana, em Nova York.

Lula defendeu o fortalecimento de sindicatos e a elaboração de regras para disciplinar a relação de trabalhadores com plataformas digitais. O brasileiro disse que está “enganado” quem pensa que um sindicato “fraco” vai gerar mais ganhos para empresários e, consequentemente, para o país.

Segundo informou o governo brasileiro, Brasil e Estados Unidos pretendem incentivar conjuntamente a geração de empregos com cobertura de direitos trabalhistas e proteger quem trabalha por meio de plataformas digitais, como aplicativos de transporte de passageiros e de entrega de refeições.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail