A China iniciou estudos para construção da primeira linha ferroviária Hyperloop do país, com o trem mais rápido do mundo ligando as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão. A previsão é de que a linha começará a operar em 2035.
A linha ferroviária Hyperloop funciona por meio de tubos a vácuo para transportar passageiros e carga e o trem é equipado com um sistema de gasoduto de ultravelocidade. Ao se locomover, os trens não encostam no solo, se locomovendo sob tração magnética. A informação é do jornal Estadão.
A construção da nova linha ferroviária reduzirá o tempo de deslocamento entre as cidades de Xangai e Hangzhou, que atualmente é feito em três horas de carro e uma hora de trem, para cerca de 15min.
Em 2018, a China anunciou o primeiro trem Hyperloop, após assinatura de um acordo com a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), responsável pela tecnologia e engenharia para construção. O projeto estudava implementar o trem na cidade de Tongren, na província de Guizhou.
Xangai e Hangzhou foram as selecionadas para receber o sistema de transporte por uma avaliação da Academia Chinesa de Engenharia. Foram levados em consideração para a escolha fatores como potencial econômico, densidade populacional, atividade econômica e infraestruturas de transporte já existentes.
Em apenas 15 anos, a China já construiu quilômetros de ferrovias de alta velocidade suficientes para circundar a Terra.
Relacionados
Mídias estatais chinesas zombam das tarifas dos Estados Unidos: ‘Nem tem ovos’
Ministério do Comércio diz que chineses querem dialogar em pé de igualdade com os EUA
China anuncia que adotará tarifas de 84% contra os EUA, em resposta a Donald Trump
Pequim adotou um imposto de 34% sobre os produtos americanos que entrará em vigor amanhã
Trump ameaça China com tarifa adicional de 50%; Pequim promete revidar ‘até o fim’
"Se os Estados Unidos insistirem nesse caminho, a China vai combatê-lo até o fim", diz governo chinês