A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou o bloqueio, a partir desta segunda-feira (5), do acesso a diversos aplicativos e plataformas de streaming nas escolas da rede pública estadual. A medida vale para alunos e funcionários, tanto no ambiente pedagógico quanto no administrativo.
Em comunicado, o governo explica que a medida busca otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. A suspensão ocorre na rede Wi-Fi e na cabeada.
Em 2023, a comunidade escolar de São Paulo relatou ter perdido o acesso a outras plataformas depois da instalação sem consentimento de um aplicativo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em celulares de pais, alunos e professores da rede.
À época, muitos professores relataram que não estavam conseguindo mais acessar o e-mail institucional. Ao G1, o governo afirmou que a decisão de hoje não tem a ver com a medida do ano passado.
LISTA DE APLICATIVOS SUSPENSOS:
- TikTok (app de vídeos).
- Kwai (app de vídeos).
- Facebook (rede social).
- Instagram (rede social).
- GloboPlay (streaming).
- Roblox (jogo).
- Netflix (streaming).
- Prime Video (streaming).
- X/ Twitter (rede social).
- Twitch (streaming).
- HBO Max (streaming).
- Disney+ (streaming).
- Steam (download de jogos e apps).
RIO DE JANEIRO
Na última sexta-feira, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou decreto que restringe o uso de celulares nas escolas da rede municipal. Segundo a publicação assinada pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais.
O decreto já entrou em vigor, mas os efeitos da medida passam a valer após 30 dias. A Secretaria Municipal de Educação ainda precisará editar ato normativo para regulamentar o texto.
Deixe um comentário