Os juros do rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas encerraram 2023 em 440,8% ao ano, registrando um aumento de 28,9 pontos percentuais em um ano e 6,4 pontos percentuais apenas em dezembro, segundo dados emitidos nesta sexta-feira (06) pelo Banco Central.
Essa taxa não está em conformidade com a nova regra estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que limita os juros a um valor equivalente a 100%. A medida entrou em vigor apenas em 3 de janeiro de 2024, após a aprovação do programa Desenrola, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 3 de outubro.
O rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas é a modalidade de crédito mais cara do mercado, enquanto para pessoa jurídica, a taxa subiu de 318,3% para 342% ao ano.
PROGRAMA DESENROLA
O programa Desenrola Brasil é uma das principais ações do Governo Federal para reduzir o número de endividados no país. A primeira etapa do programa se encerrou no último dia de 2023, com 32,5 bilhões de dívidas negociadas, beneficiando mais de 11 milhões de pessoas.
Deixe um comentário