ICL Notícias
Sociedade

Bandidos aplicam golpes do IPVA usando o Pix, alerta Secretaria

Os criminosos se aproveitam do aumento da utilização do Pix para pagamento de tributos para ludibriar motoristas desavisados
25/02/2024 | 08h52

Uma nova modalidade de golpe relacionado ao pagamento do IPVA foi alvo de alerta emitido pela Secretaria da Fazenda de São Paulo. Os criminosos se aproveitam do aumento da utilização do Pix para pagamento de tributos para ludibriar motoristas desavisados.

Novo golpe

Os golpistas enviam e-mails fraudulentos oferecendo descontos generosos de até 50% no IPVA. A partir disso, as vítimas são destinadas, ao clicar no botão de consulta, a sites falsos, onde os criminosos realizam ataques de phishing para roubar dados pessoais e financeiros.

Diante do novo golpe, a secretaria precisa acionar as autoridades policiais para investigar o caso e remover páginas falsas que estavam enganando os contribuintes. A informação é do site Mix Vale.

Para enganar as vítimas, os e-mails falsos são bem redigidos, sem erros ortográficos, e oferecem uma oportunidade aparentemente vantajosa de emissão da guia de pagamento do IPVA.

O site fraudulento realiza uma consulta ao site legítimo do órgão de trânsito para obter o valor real do IPVA devido pelo usuário, aumentando a credibilidade do golpe. Com a promessa de um desconto atraente, o golpista induz a vítima a gerar um código de pagamento via Pix por QR Code, direcionando os fundos para uma conta controlada pelos criminosos.

Evite o golpe

Para evitar essa modalidade de golpe, os usuários devem estar atentos e adotar medidas de segurança. Verificar cuidadosamente os links antes de clicar e não inserir informações pessoais em sites suspeitos são passos importantes.

Além disso, manter o software antivírus atualizado e estar ciente das táticas de phishing também são práticas importantes.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail