A passagem de um tornado deixou seis mortos e mais de 700 feridos no estado do Paraná nesta sexta-feira (7). 5 pessoas morreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
A cidade mais afetada é Rio Bonito do Iguaçu, de 14 mil habitantes, que está totalmente sem energia elétrica e teve casas destelhadas e carros capotados. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, 430 pessoas foram transferidos para Laranjeiras do Sul, cidade vizinha que fica há 17 km de distância. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.
Ver essa foto no Instagram
As autoridades afirmam que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda. Às 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz. A distribuição de água também foi afetada.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, aeronaves também vão auxiliar no resgate.
Tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
A tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Moradores relataram temporal, vento forte e granizo.
Na escala Fujita, que determina a intensidade dos tornados, a tempestade foi classificada como um F2, quando são registrados ventos entre até 180 a 250 km/h. O Simepar investiga a possibilidade das rajadas terem ultrapassado tal velocidade em algumas regiões da cidade, o que o elevaria a um F3 (entre 250 e 330 km/h).

Segundo a Defesa Civil paulista, no começo da noite o sistema meteorológico atuava sobre Santa Catarina e Paraná. Até agora, as maiores rajadas de vento registradas chegaram a 108 km/h em municípios do oeste catarinense, com acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas em algumas localidades.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, na manhã deste sábado (8), as mortes causadas pelo tornado que atingiu cidades do oeste do Paraná na sexta-feira (7). Lula anunciou que enviou a ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT) e o ministro interino da Saúde Adriano Massuda para os locais atingidos.
Imagens nas redes sociais registraram tornado
Nas redes sociais, moradores registraram a passagem do vendaval com queda de granizo, que derrubaram árvores e destelharam muitas casas nas cidades catarinenses de Itá, Itapiranga, Jorge Lacerda, Xanxerê e Chapecó. Poucas horas depois, as notícias de destruição surgiram do Paraná, principalmente, nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Candói e Porto Barreiro, onde várias casas chegaram a ser destruídas.
Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em algumas cidades do estado, causando estragos. Até às 19h, cerca de 60 mil imóveis estavam sem energia, segundo a Copel. As áreas mais afetadas foram as regiões Oeste e Sudoeste.
O governador Ratinho Junior (PSD) informou em nota que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.
Governo Federal anuncia ajuda
O governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas pelo ciclone que atinge o Centro-Sul do Paraná. A declaração foi feita na madrugada deste sabado (8) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal, Gleisi Hoffmann, também se manifestou prestando solidariedade às vítimas e afirmando que “o governo não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”.
*Com Folhapress