ICL Notícias
País

Enredo da Portela denunciou racismo e emocionou o Sambódromo

Desfile expôs segregação do negro no país
13/02/2024 | 07h23

Segunda escola a desfilar na Sapucaí no domingo, a Portela emocionou o público. Levou para o Sambódromo o enredo “Um defeito de cor”, baseado no livro da autora mineira Ana Maria Gonçalves, que conta a vida de Luísa Mahin, figura importante na história brasileira.

Além da importância do enredo, a agremiação de Madureira fez um desfile de grade beleza alegórica.

A escola levou para a Sapucaí algumas mulheres negras que perderam os filhos para a violência no Rio, como Marinete da Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018; ou Jackeline Oliveira, mãe de Kathlen Romeu, grávida morta no Lins, em 2021.

No primeiro ano à frente da Portela, os carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga desenvolveram um enredo bastante impactante. Considerado um dos principais livros brasileiros do Século XXI, a obra de Ana Mariana Gonçalves se inspira na vida de Luísa Mahin, celebrada heroína da Revolta dos Malês. Conta a trajetória de uma menina nascida no Reino do Daomé e capturada como escrava aos 8 anos de idade, até a sua volta à terra natal como mulher livre.

Esse é o ponto de partida para dennunciar o racismo no país.

Algumas personalidades negras marcaram presença no desfile da Portela. O ator Lázaro Ramos e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida vieram representando Luis Gama, Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que era filho de Luísa Mahin. Além deles, a atriz Taís Araújo, o humorista Paulo Vieira e a atriz Sheron Menezzes estiveram presentes.

Apesar da beleza, a Portela teve alguns problemas em alegorias que podem fazê-la receber penalizações. O segundo carro da agremiação teve esculturas retiradas durante o desfile. Praticamente todas as alegorias tiveram dificuldades para entrar na Sapucaí atrapalhando a evolução.

Veja alguns momentos do desfile da Portela:

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail