Mais um dia de trégua na guerra, pelo menos. Foi o que acertaram em acordo Israel e Hamas, nesta quinta-feira (30). A paralisação das hostilidades começou na sexta-feira (24) e terminaria na segunda (27), mas acabou sendo estendida por mais dois dias.
Durante esse tempo, reféns foram libertados por ambos os lados. A extensão da trégua foi a segunda negociada entre as partes.
A pausa temporária chega, então, ao sétimo dia, também com a previsão de continuidade na troca reféns. O cessar-fogo também tem permitido a entrada de ajuda humanitária e chegada dos comboios a diversos pontos da Faixa de Gaza.
Resultados
O secretário norteamericano de Estado, Antony Blinken, declarou que a trégua tem produzido resultados e deveria continuar.
“Temos visto, na última semana, um positivo desenvolvimento, com reféns voltando para casa, se reunindo com suas famílias”, disse em encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog, em Tel Aviv.
Blinken também destacou que a pausa tem possibilitado o aumento de ajuda humanitária a civis inocentes em Gaza, que segundo ele precisam desesperadamente do suporte.
“Está produzindo resultados. É importante e esperamos que isso continue”, afirmou o secretário.
Relacionados
Pais do brasileiro que morreu de fome em prisão de Israel: ‘Queremos o corpo do nosso filho’
Walid tinha 17 anos e se preparava para começar a treinar na escola de futebol da seleção Palestina
Outro brasileiro sofre fome e maus tratos na prisão onde primo morreu em Israel, diz Fepal
'Salah é inocente. O governo brasileiro precisa pressionar para que ele não sofra o mesmo destino que Walid', suplica a mãe
Bunkers de luxo na Finlândia atraem interesse em meio ao risco de guerra
Os abrigos finlandeses possuem piscina, sauna e até mesmo parques de diversão