ICL Notícias

A minutos do fim da trégua, Israel e Hamas acertam mais um dia de cessar-fogo

Além de troca de reféns, pausa também tem permitido a entrada de ajuda humanitária e chegada dos comboios a diversos pontos da Faixa de Gaza 
30 de novembro de 2023

Mais um dia de trégua na guerra, pelo menos. Foi o que acertaram em acordo Israel e Hamas, nesta quinta-feira (30). A paralisação das hostilidades começou na sexta-feira (24) e terminaria na segunda (27), mas acabou sendo estendida por mais dois dias.

Durante esse tempo, reféns foram libertados por ambos os lados. A extensão da trégua foi a segunda negociada entre as partes.

A pausa temporária chega, então, ao sétimo dia, também com a previsão de continuidade na troca reféns. O cessar-fogo também tem permitido a entrada de ajuda humanitária e chegada dos comboios a diversos pontos da Faixa de Gaza.

Resultados

O secretário norteamericano de Estado, Antony Blinken, declarou que a trégua tem produzido resultados e deveria continuar.

“Temos visto, na última semana, um positivo desenvolvimento, com reféns voltando para casa, se reunindo com suas famílias”, disse em encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog, em Tel Aviv.

Blinken também destacou que a pausa tem possibilitado o aumento de ajuda humanitária a civis inocentes em Gaza, que segundo ele precisam desesperadamente do suporte.

“Está produzindo resultados. É importante e esperamos que isso continue”, afirmou o secretário.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail