ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

A raiz dos conflitos: 3 energias

Relacionamentos amorosos sem conflito não tem amor, tem evitação
04/12/2024 | 05h00

A forma como nos colocamos em uma discussão vai definir a resolução ou a falta dela.

Mais uma vez deixo claro que os conflitos são de extrema importância nos relacionamentos. Relacionamentos amorosos sem conflito não tem amor, tem evitação.

Pessoas que evitam uma discussão podem parecer tranquilos por fora, mas por dentro, muitas vezes, estão aborrecidos. Engolem sua insatisfação que depois se torna uma “bola de neve”, juntando vários descontentamentos, ou acaba deteriorando a relação.

Existem 3 tipos de “energias do ser” que moldam as nossas discussões: ignorância, paixão e impulsividade e bondade.

Comece a observar, quando quiser trazer algo para ser conversado no relacionamento, em qual destas energias você se encontra no momento.

  • Ignorância: este tipo de discussão surge de algo sem sentido. Uma explosão irracional. Acontece de uma hora para outra. Não se sabe qual o objetivo ou onde queremos chegar. Acontecem em momentos e lugares errados e não resolvem nada. São apenas desabafos que podem estar ligados a outras insatisfações não resolvidas.
  • Paixão: discussão pelo poder. Queremos ganhar por ganhar. Só queremos expor nosso ângulo da história e não queremos ouvir o outro. Podemos até fingir que ouvimos, mas nosso foco é ouvir que estamos certos e um pedido de desculpas. O ego conduz o conflito. Só queremos convencer a pessoa sobre nossa ótica e não temos objetivo nenhum em resolver o problema.
  • Bondade: discussões produtivas. Nestas discussões vemos o problema como um obstáculo que queremos superar e resolver juntos. Estamos dispostos e abertos a reconhecer o outro lado da história ouvindo a outra pessoa e expondo nossa visão como contribuição e não competição. As ferramentas mais importantes em discussões produtivas são a razão, a intenção, a perspectiva e o amor. Nestas discussões concordamos como ambos podem mudar seu comportamento dali para frente e os dois parceiros ficam felizes com a resolução.

Na verdade, temos sempre que ter em mente que não existe eu ou você, mas sim uma terceira pessoa que é o relacionamento. Com este tipo de pensamento ninguém nunca sairá perdendo e sempre o relacionamento estará em primeiro lugar. Quando temos que renunciar a algo, fica mais fácil pensar “Isto é difícil para mim, mas será que é bom para o meu relacionamento?” Se a resposta for sim, você não se sentirá um perdedor quando abdicar, mas sim altruísta.

Em seu próximo conflito reflita com qual das energias você está no momento, podendo até renunciar e repensar suas colocações.

Deixar o ego de lado para superar obstáculos juntos, purifica a alma. Com esta purificação vocês demostrarão mais compreensão, empatia, compaixão, confiança e amor um pelo outro e mais uma vez o relacionamento vencerá.

 

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail