ICL Notícias
Pedro Barciela

Autor no blog Essa Tal Rede Social, estuda e atua na área de monitoramento e análise de redes sociais com foco em política e campanhas eleitorais.

Colunistas ICL

A reação dos usuários após interação de brasileira com Trump nos EUA

Para além do considerado "viralatismo" bolsonarista, usuários demonstram lembrar bem das declarações de Trump sobre imigrantes
26/10/2024 | 11h50

O dia 20/10 foi marcado pelo impacto no Brasil de alguns conteúdos das eleições estadunidenses, movimento comum quando analisamos características pitorescas ou virais das eleições nos EUA. Dentre elas, o anúncio de que “Elon Musk promete sortear R$ 5 milhões por dia entre americanos que declararem apoio a Trump” e “Trump serve clientes no McDonald’s e ouve de brasileira: ‘Não deixe os EUA se tornarem o Brasil’” geraram enorme buzz. Curiosamente, para além do buzz das páginas bolsonaristas, a reação é totalmente avessa ao episódio: 90% dos comentários relembram a posição de Trump sobre imigrantes latino-americanos, ironizam o “complexo de vira-lata” ou a hipocrisia “em forma de patriotismo” da brasileira. Em menor volume, debate sobre a saúde pública nos EUA também ganha destaque. Menos de 10% dos comentários enaltecem a brasileira no episódio.

Perfis bolsonaristas exploraram a interações do ex-presidente estadunidense com brasileira, enquanto entre imprensa e portais de fofoca a interação sofreu forte repúdioNo Instagram, as sete principais publicações sobre o tema contém o mesmo vídeo da brasileira sendo “atendida” por Trump em delivery de fast-food por Trump. Deltan Dallagnol, Carla Zambelli, Gustavo Gayer, Renata Barreto, Kim Kataguiri e Bruno Zambelli, além de lideranças neopentecostais como André Valadão e portais bolsonaristas como Pleno News e Conexão Política enaltecem o mesmo conteúdo e a frase “não deixe que os EUA virem um Brasil”.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail