O dia 20/10 foi marcado pelo impacto no Brasil de alguns conteúdos das eleições estadunidenses, movimento comum quando analisamos características pitorescas ou virais das eleições nos EUA. Dentre elas, o anúncio de que “Elon Musk promete sortear R$ 5 milhões por dia entre americanos que declararem apoio a Trump” e “Trump serve clientes no McDonald’s e ouve de brasileira: ‘Não deixe os EUA se tornarem o Brasil’” geraram enorme buzz. Curiosamente, para além do buzz das páginas bolsonaristas, a reação é totalmente avessa ao episódio: 90% dos comentários relembram a posição de Trump sobre imigrantes latino-americanos, ironizam o “complexo de vira-lata” ou a hipocrisia “em forma de patriotismo” da brasileira. Em menor volume, debate sobre a saúde pública nos EUA também ganha destaque. Menos de 10% dos comentários enaltecem a brasileira no episódio.
Perfis bolsonaristas exploraram a interações do ex-presidente estadunidense com brasileira, enquanto entre imprensa e portais de fofoca a interação sofreu forte repúdioNo Instagram, as sete principais publicações sobre o tema contém o mesmo vídeo da brasileira sendo “atendida” por Trump em delivery de fast-food por Trump. Deltan Dallagnol, Carla Zambelli, Gustavo Gayer, Renata Barreto, Kim Kataguiri e Bruno Zambelli, além de lideranças neopentecostais como André Valadão e portais bolsonaristas como Pleno News e Conexão Política enaltecem o mesmo conteúdo e a frase “não deixe que os EUA virem um Brasil”.
Relacionados
Movimento propõe pacto entre famílias para adiar contato de crianças com celulares
Grupo defende que entrega do primeiro smartphone ocorra após os 14 anos e acesso às redes sociais aos 16
Presidente Trump publica foto vestido como papa e recebe críticas nas redes
A repercussão entre os seguidore foi extremamente negativa: "Inapropriado, insensível e desrespeitoso"
Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais
Indicador de Alfabetismo Funcional, pesquisa que voltou a ser feita depois de 6 anos, mostra que nível é o mesmo de 2018