ICL Notícias

As revelações do deputado estadual Renato Freitas, do PT do Paraná, no documentário apresentado no ICL na noite de ontem causaram grande comoção. O vídeo já foi visto por mais de 100 mil pessoas e as manifestações enviadas pelo público confirmam o impacto das falas de Renato. Em um dos trechos, ele fez denúncia inédita: entre lágrimas, contou que foi vítima de abuso sexual quando tinha seis anos.

A mobilização da audiência foi tão grande que o criador do Instituto Conhecimento Liberta, Eduardo Moreira, decidiu liberar o replay do documentário e do webinar, que podem ser assistidos clicando no vídeo abaixo desse texto.

Como acontece com muitos jovens da periferia, a trajetória de Renato é marcada por momentos de racismo, violência física e psicológica. No documentário ele recorda agressões que sofreu da polícia e de um instrutor de xadrez, e o episódio em que foi acusado injustamente por um roubo ocorrido na escola.

Já na atuação partidária, enumera as ocasiões em que foi perseguido por adversários políticos da direita que tentaram cassar seu mandato quando era vereador e, há pouco tempo, como deputado estadual. Os inimigos não tiveram sucesso e Renato virou o jogo: agora é ele quem mobiliza os colegas da Assembleia Legislativa do Paraná para cassar o mandato do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD) por corrupção.

“Minha filosofia de vida é a filosofia do testemunho”, explicou Renato “Se eu falo hoje é por obrigação. Não falo por mim, pela minha voz, pela minha experiência. Eu falo sobretudo pelo meu irmão que foi assassinado, pelos meus amigos e por milhares de pessoas que têm as suas vidas desperdiçadas todos os dias e não têm chance de escrever na história sequer o seu nome. São apenas números. Estatística não comove, não gera empatia, não tem rosto, não tem história. A verdade contida no testemunho incomoda”.

O replay da aula foi liberado pelo ICL por dois dias, para assistir é só clicar aqui para acessar o link

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail