O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, somente deverá ser reaberto na segunda quinzena de dezembro.
A informação foi dada nesta segunda-feira (3) pela concessionária Fraport Brasil durante vistoria na estrutura do terminal.
“Estamos atuando junto ao governo federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”, disse a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal.
A vistoria teve as presenças do ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Frente Parlamentar de Aviação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ficou programada uma nova visita para julho. O objetivo é analisar o impacto da enchente na pista de pousos e decolagens.
Aeroporto: testes
Segundo a Fraport Brasil, foram iniciados nesta segunda-feira os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação, para que tecnicamente seja possível afirmar quais os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas.
A concessionária acrescentou que o período de testes tem previsão para durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas. “Estima-se que no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista”, informou.
Também foi iniciado o processo de limpeza da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A concessionária explicou que a limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.

Água do Guaíba invadiu até mesmo a parte interna do aeroporto. Foto: Reprodução
Equipamentos afetados
Em relação aos equipamentos afetados com a enchente, a Fraport afirma que ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados.
“Desde que as águas começaram a baixar, a Fraport Brasil está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados”, informou a concessionária.
Sala permanente
Paulo Pimenta anunciou que criará dentro da pasta extraordinária que comanda uma sala permanente de acompanhamento sobre o aeroporto da capital gaúcha. “É preciso que a concessionária avance na discussão com ANAC, Ministério de Portos e com a AGU [Advocacia-Geral da União], no sentido de restabelecer o equilíbrio do contrato da concessão [do aeroporto].”
Contudo, o ministro disse que a análise deste contrato da concessão à Fraport não pode atrasar a retomada das atividades no Salgado Filho. “Nada pode ser motivo para que atrase ainda mais aquilo que, para nós, é estratégico e fundamental, que é o mais rapidamente possível o Aeroporto Salgado Filho funcionando”.
Alternativa
Enquanto o Salgado Filho não volta a operar, a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, tem recebido voos comerciais em caráter emergencial, desde 27 de maio.
O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou que a partir de 10 de junho a quantidade de voos comerciais no terminal vai dobrar, passando para dez partidas e dez chegadas diárias.
A Fraport Brasil criou um terminal remoto no ParkShopping Canoas. De lá são realizados embarque e desembarque de passageiros no térreo do shopping. O terminal conta com espaço para check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também
Consultorias dos EUA: ‘capitalismo de desastre’ toma a frente na reconstrução do RS
Relacionados
Por aborto, fim da escala 6×1, comida barata: mulheres saem às ruas no 8M
Atos em diferentes estados do país reforçaram reivindicações de mulheres por mais direitos e qualidade de vida
Polícia reprime foliões com agressões e spray de pimenta em Porto Alegre
Cenas foram protagonizadas por agentes da Brigada Militar, no bairro Cidade Baixa, na madrugada deste sábado (1º)
MPF recebe ação contra Sebastião Melo por fala a favor da ditadura
A iniciativa apoiada por diversas entidades foi motivada pelo discurso do gestor municipal no ato de sua posse