ouça este conteúdo
|
readme
|
As investigações da Operação Lesa Pátria, que apuram os atos antidemocráticos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, apontaram que empresas do agronegócio de Goiânia teriam bancado 3 mil ônibus para invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília. A informação é do site Portal 6.
A afirmação foi feita por Lúcia Maria Caxias dos Santos, conhecida como ‘Lúcia Banerj’, em áudio enviado a ‘Júnior Bombeiro’.
Ambos são investigados na 24ª fase da operação, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (18).
Na mensagem de voz, a suspeita disse: “Eu vou presa a qualquer momento (risos). Porque eu estou no meio do pessoal organizando. Pessoal do agro lá de Goiânia, dos arredores de Brasília e tudo. O agro botou aí um apoio aí pra três mil ônibus. Não sei como que eles vão sair”.
Diante desse áudio, os investigadores apontam que Lúcia Maria teria participado ativamente nos acampamentos em frente ao quartel do Exército, em Brasília.
A atual fase da Lesa Pátria tem como objetivo justamente identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Suspeitos podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
Relacionados
PGR pede prisão de Léo Índio, acusado do 8/1 que foi para a Argentina
Léo Índio é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Entenda semelhanças e diferenças entre golpe de 64 e tentativa do 8/1
Especialistas reforçam necessidade de reforma nas Forças Armadas
Acordos do 8/1 chegam a 546, e outros 237 são condenados a 1 ano sem aceitar proposta da PGR
Acusados que rejeitaram trato com MP têm penas alternativas, com trabalho comunitário e curso de democracia