ICL Notícias

AGU alerta para novo golpe com promessas de gratificações

Golpistas têm procurado membros e servidores, especialmente os aposentados, solicitando quantias para viabilizar liberação de valores
4 de dezembro de 2023

Criminosos estão utilizando o nome da Advocacia-Geral da União (AGU) e do advogado-geral da União, Jorge Messias, para aplicar golpes. Nas últimas semanas, os golpistas têm procurado, por telefone e aplicativos de mensagens, membros e servidores da instituição – com foco especial nos aposentados – prometendo a liberação de valores decorrentes de gratificações.

Mediante urgência, solicitam confirmação de dados pessoais (a muitos dos quais já tinham acesso no momento do contato), tentam convencer as vítimas acerca da necessidade de preenchimento de formulários e solicitam o pagamento de quantias para quitação de despesas envolvendo os montantes prometidos.

Em uma das tentativas, os criminosos se utilizaram da logomarca de órgão da AGU, a fim de valer-se da credibilidade da instituição. Em outra atividade ilícita identificada, constatou-se o envio de boleto fraudulento para cobrança, em nome da Procuradoria-Geral Federal, embora, nesse último caso, análises técnicas indicam que o fato decorreu de problema de segurança do próprio usuário (possível ação de malware /vírus).

Os casos se somam aos já comuns pedidos de dinheiro de contribuintes para acesso a supostas restituições ou a descontos junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) – orientação que jamais deve ser seguida, visto que tais benefícios já são ordinariamente assegurados pelo Portal Regularize da PGFN.

Diante dos vários episódios de tentativas de golpes, a AGU alerta que não procura qualquer cidadão com promessa de valores ou solicita o pagamento de qualquer quantia. Se você receber algum contato utilizando o nome da AGU, desconfie, não realize transferências financeiras e faça o devido registro na autoridade policial.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail