O longa brasileiro “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, conquistou a estatueta de Melhor Filme Ibero-americano no Prêmios Goya, a maior premiação do cinema espanhol. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira disputa e vence na categoria. O anúncio foi realizado neste sábado (8).
O filme venceu a disputa entre as produções: “Agarra-me forte”, do Uruguai; “O jóquei”, da Argentina; “No lugar da outra”, do Chile; e “Memórias de um corpo que arde”, coprodução da Costa Rica e Espanha.
Quem recebeu a estatueta em nome de Walter Salles foi o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler. O artista já trabalhou com o cineasta brasileiro em “Diários de motocicleta”, de 2004. A parceria rendeu um Oscar de Melhor Canção Original ao uruguaio.
‘Ainda estou aqui’: mais de 4 milhões de espectadores no Brasil
“Ainda estou aqui” narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.
Até o momento, o filme levou mais de 4,1 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros e vem se destacando em premiações no exterior.
Em janeiro, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de drama. No Festival de Veneza, faturou o prêmio de Melhor Roteiro. Além disso, venceu o Satellite Awards de Melhor Atriz (com Fernanda Torres).
No Oscar, o longa está concorrendo a três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A cerimônia acontecerá dia 2 de março.
Relacionados
Marcelo Rubens Paiva registra ocorrência na delegacia sobre agressão sofrida em SP
Na ocasião do ataque, ele estava sendo homenageado na concentração do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
Um passado que não é sequer passado
O filme "Ainda estou aqui" traz o passado para o presente, e o futuro terá um julgamento
PF exibirá ‘Ainda estou aqui’ a servidores na data dos 61 anos do golpe
Filme vencedor do Oscar será apresentado em cerimônia de aniversário da Polícia Federal