Estudantes voluntários da Escola Sá Pereira, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, abriram uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar fundos e livros para a instalação de uma biblioteca comunitária na favela do Santa Marta, localizada no mesmo bairro da instituição.
A biblioteca a ser lançada vai receber o nome do escritor Francisco Gregório Filho, falecido em novembro de 2022. Os livros serão destinados a crianças e jovens da comunidade. A previsão é de que a biblioteca seja inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano.
O objetivo da vaquinha virtual é arrecadar R$ 15.000,00. Até a manhã desta terça-feira (30), a campanha já havia arrecadado R$ 7.173,01, com a participação de 76 apoiadores.
“Nosso intuito é montar um espaço multiuso focado no incentivo a leitura, estudos e aprendizagens, incluindo cursos de idiomas e artes para os moradores da comunidade Santa Marta”, escreveram os estudantes.
No final do ano passado, os estudantes entregaram doações na nova biblioteca. No início deste ano letivo, os alunos pretendem cuidar de detalhes da estrutura e organizar os livros nas estantes e demais áreas da biblioteca.
A atividade de contribuição e instalação da biblioteca comunitária no Santa Marta faz parte do projeto formativo da escola que busca valorizar o protagonismo dos estudantes. Segundo a coordenação da escola, como revela o jornal O Globo, o objetivo é “apresentar aos alunos realidades diferentes das deles”.
Relacionados
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
Veículos foram usados por criminosos para interromper trânsito
Gaeco mira esquema de fraudes em prefeituras da Baixada Fluminense
Operação visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas e empresas investigadas
Estudante morre atropelada na pista do BRT por carro da Secretaria estadual de Cultura
Uma estudante de 17 anos morreu atropelada na pista do BRT Transcarioca, na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (25)