O motoboy negro Everton Henrique Goandete da Silva, alvo de ataque à faca cometido por Sérgio Camargo Kupstaitis, no último dia 17, em Porto Alegre, foi indiciado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul por lesão corporal leve e desobediência.
Segundo o inquérito, concluído nesta sexta-feira (23), o motoboy, apesar de ser vítima, vai responder por desobediência por, supostamente, ter resistido à prisão. Já o agressor foi indiciado por lesão corporal leve.
O fato ocorreu no dia 17 de fevereiro, no bairro Rio Branco, na capital gaúcha. Após o ataque, uma equipe do 9º Batalhão da Brigada Militar (BM) chegou ao local, mas somente o motoboy foi algemado.
De acordo com a Folha de São Paulo, o motoboy foi levado para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento no porta-malas de uma viatura BM, enquanto o agressor seguiu, no banco de trás, de outro veículo da corporação.
Prematura
A defesa de Everton Henrique Goandete da Silva informou que “lamenta a conclusão prematura do inquérito e mesmo da sindicância, bem como a ausência de imagens da agressão inicial de Sérgio”.
A defesa de Sérgio Camargo Kupstaitis não foi encontrada para se manifestar.
Brigada militar
Sindicância da Brigada Militar que apurou a conduta dos PMs durante a ação, afirma que não houve racismo por parte dos agentes. A BM, no entanto, apontou transgressão disciplinar.
Isso porque os policiais permitiram que o agressor fosse sozinho até em casa antes de ser detido e, em seguida, conduzido a uma delegacia no banco traseiro de uma viatura. O motoboy, no entanto, foi levado no porta-malas de outro carro da corporação.
Relacionados
PM mata jovem negro e causa madrugadas de pânico em comunidade de Florianópolis
Moradores da favela do Siri relatam que vítima estava desarmada e rendida
Mãe relata racismo após aluna negra ser chamada de ‘presidiária’ pela professora
Docente puxou coro na aula questionando se adolescente de 14 anos parecia ou não com uma detenta por calçar chinelos
Corpo Preto: Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico
Curta Corpo Preto mostra homem enfrentando a indiferença