Nos últimos dias, têm circulado, por e-mails e outros meios digitais, mensagens falsas utilizando o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Justamente por isso, a agência emitiu um alerta para afirmar que se trata de um golpe.
As mensagens falsas notificam os destinatários sobre multas por suposto acesso à plataforma “X” via VPN.
Anatel
“Estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma ‘X’, diz a Anatel, em comunicado.
A agência orienta, ainda, que ao receber a mensagem fraudulenta, não se abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem. A circulação desses e-mails ocorre em meio a um período de suspensão da plataforma X.
Golpe
Essa modalidade de golpe é conhecida como phishing. Nela, os criminosos enviam e-mails ou mensagens falsas que parecem ser de uma fonte confiável, como a Anatel, e solicitam que o destinatário clique em links, abra arquivos anexados ou forneça informações pessoais.

O phishing é uma das modalidades de golpe mais aplicadas contra idosos, atualmente, no Brasil
STF
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o uso da plataforma “X” no país até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas impostas e indique um representante legal no país.
Ficou estabelecida, ainda, multa de R$ 50 mil para quem utilizar recursos tecnológicos, como VPNs, para acessar a plataforma. VPN é uma tecnologia que cria uma conexão criptografada entre o usuário e a internet. O tráfego de dados do usuário, então, é roteado por um servidor intermediário, que pode estar localizado em outro país.
SAIBA MAIS:
Saiba quais são os 10 golpes mais comuns contra idosos
Relacionados
Juristas afirmam que PL da Anistia privilegia comandantes e patrocinadores do golpe
Especialistas apontam inconstitucionalidade e alertam para tentativa de confrontar o STF e reescrever a história de 2022
Entidades denunciam prejuízo de R$ 163 bi para a União em acordos da Anatel
Entidades pedem que agência divulgue uma lista de todo patrimônio da União utilizado por operadoras para seus serviços
STF cobra manifestação da PGR sobre atuação de Big Techs em inquérito
Ministro Alexandre de Moraes quer posicionamento sobre recursos de Meta e X Brasil contra entrega direta de dados à PF