O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta quarta-feira (26), em seu perfil no Instagram, um vídeo gerado por Inteligência Artificial em que mostra a construção de empreendimentos de luxo na Faixa de Gaza. Além do presidente, aparecem no vídeo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o bilionário norte-americano Elon Musk. A publicação foi alvo de críticas.
No vídeo, Gaza é transformada em um complexo de resorts. A proposta foi anunciada pelo presidente dos EUA no início de fevereiro como a “Riviera do Oriente Médio”. A ideia foi repudiada pela comunidade internacional.
Prédios altos, praias tomadas por cadeiras e tendas, iates ancorados na costa e pessoas celebrando nas ruas também fazem parte do vídeo. A trilha sonora é uma música, em inglês, com dizeres como “Trump vai te libertar”. O post não possui legenda.
As imagens exibem um “antes e depois” da Faixa de Gaza, com a frase “Gaza 2025”. No início, aparece uma criança agachada em meio a escombros, em referência à guerra entre Israel e Hamas.
Netanyahu aparece ao lado de Trump enquanto tomam sol em uma piscina. Já o bilionário Elon Musk é mostrado caminhando em Gaza e distribuindo dólares a crianças em uma praia. Em outro momento, um menino segura um balão com o rosto de Donald Trump, que na sequência aparece em uma discoteca dançando com uma mulher e segurando em seus braços.
Ver essa foto no Instagram
Donald Trump e Gaza
A publicação foi feita enquanto a Faixa de Gaza passa por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos. No início do mês, ao receber o premiê israelense em Washington no início do mês, defendeu que os EUA ocupem a Faixa de Gaza após o fim da guerra e transformem o território palestino em uma espécie de “Riviera do Oriente Médio”.

Trump anunciou proposta no início de fevereiro como a “Riviera do Oriente Médio”.
A proposta envolve expulsar todos os moradores da Faixa de Gaza de seu território, o que foi classificado pela agência de direitos humanos da ONU como um crime de guerra.
Leia também
Relacionados
Trump decide reabrir prisão de Alcatraz, fechada há 62 anos
Fechada há 62 anos, a prisão é conhecida por ser quase impossível de escapar
Embaixada confirma visita ao Brasil de coordenador de sanções do governo Trump para discutir segurança
Gamble participará de uma série de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais
Trump diz não saber se deve respeitar Constituição dos EUA para deportações
Presidente dos EUA quer manter rito sumário para expulsar imigrantes e cria conflito com o Judiciário