O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta quarta-feira (26), em seu perfil no Instagram, um vídeo gerado por Inteligência Artificial em que mostra a construção de empreendimentos de luxo na Faixa de Gaza. Além do presidente, aparecem no vídeo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o bilionário norte-americano Elon Musk. A publicação foi alvo de críticas.
No vídeo, Gaza é transformada em um complexo de resorts. A proposta foi anunciada pelo presidente dos EUA no início de fevereiro como a “Riviera do Oriente Médio”. A ideia foi repudiada pela comunidade internacional.
Prédios altos, praias tomadas por cadeiras e tendas, iates ancorados na costa e pessoas celebrando nas ruas também fazem parte do vídeo. A trilha sonora é uma música, em inglês, com dizeres como “Trump vai te libertar”. O post não possui legenda.
As imagens exibem um “antes e depois” da Faixa de Gaza, com a frase “Gaza 2025”. No início, aparece uma criança agachada em meio a escombros, em referência à guerra entre Israel e Hamas.
Netanyahu aparece ao lado de Trump enquanto tomam sol em uma piscina. Já o bilionário Elon Musk é mostrado caminhando em Gaza e distribuindo dólares a crianças em uma praia. Em outro momento, um menino segura um balão com o rosto de Donald Trump, que na sequência aparece em uma discoteca dançando com uma mulher e segurando em seus braços.
Ver essa foto no Instagram
Donald Trump e Gaza
A publicação foi feita enquanto a Faixa de Gaza passa por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos. No início do mês, ao receber o premiê israelense em Washington no início do mês, defendeu que os EUA ocupem a Faixa de Gaza após o fim da guerra e transformem o território palestino em uma espécie de “Riviera do Oriente Médio”.

Trump anunciou proposta no início de fevereiro como a “Riviera do Oriente Médio”.
A proposta envolve expulsar todos os moradores da Faixa de Gaza de seu território, o que foi classificado pela agência de direitos humanos da ONU como um crime de guerra.
Leia também
Relacionados
Aos 100 dias de mandato, Trump é o presidente dos EUA com pior aprovação em 80 anos
39% aprovam o governo Trump, enquanto 55% desaprovam; Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Donald Trump ignora alertas ambientais e libera mineração em alto-mar
Decreto determina que o secretário de Comércio, Howard Lutnick, 'acelere a revisão' de pedidos de licenças para exploração e extração de minerais 'além da jurisdição' dos EUA
Bombas de Israel matam 50 palestinos em Gaza; país admite morte de funcionário da ONU
Quase duas mil pessoas já foram mortas desde a retomada do genocídio, em março