ICL Notícias

O Dia da Bossa Nova é comemorado hoje, dia 25 de janeiro. A data foi escolhida para celebrar o aniversário de nascimento de um dos grandes ícones e precursores do gênero musical, Tom Jobim.

Carioca da Tijuca, Antônio Carlos Jobim nasceu em 1927 e nos primeiros anos de vida, mudou-se para Ipanema, bairro com o qual é identificado. Celso Frota Pessoa, seu padrasto, que lhe presenteou com um piano, foi um dos grandes incentivadores do lado artístico de Tom.

Tom começou a estudar música aos 14 anos e iniciou sua carreira artística tocando piano em algumas casas noturnas do Rio de Janeiro, com o amigo de infância Newton Mendonça, co-autor da primeira canção de Tom Jobim (“Incerteza”).

Em 1956, Tom foi apresentado a Vinicius de Moraes, um de seus maiores parceiros de carreira. No mesmo ano, a dupla musicou a peça “Orfeu da Conceição”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

BOSSA NOVA

Tom, João Gilberto e Vinicius de Moraes fundaram a Bossa Nova, estilo música genuinamente brasileiro. O gênero é caracterizado pelo violão e o canto falado, em tom baixo, intimista e com uma batida mais lenta. A música é uma mistura do samba carioca com elementos do jazz estadunidense.

O maior sucesso do gênero e da carreira de Tom Jobim é “Garota de Ipanema”, composta com Vinícius de Moraes enquanto estavam sentados em um bar na rua Montenegro, no bairro da Zona Sul carioca. A letra é inspirada ex-modelo Helô Pinheiro.

Tom Jobim faleceu aos 67 anos em decorrência de uma parada cardíaca em um hospital próximo de seu apartamento, em Nova York. Neste ano, em 8 de dezembro, será o aniversário de 30 anos de morte do artista.

Frank Sinatra e Tom Jobim

Elis Regina e Tom Jobim

Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail