Por Paula Laboissière — Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para o envio de e-mails “fraudulentos” supostamente enviados pelo órgão indicando a realização de vistorias em empresas.
Em nota, a entidade informou que os e-mails têm como remetente vistoria@anvisa.gov.br, com o número de vistoria variando.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Anvisa: mensagens falsas
Segundo a Anvisa, há relatos ainda de mensagens falsas enviadas em nome da agência abordando assuntos como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento, entre outros. “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude”, destacou a entidade.
“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos”, diz a nota.
A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e que registre denúncia por meio de um dos canais oficiais de atendimento.
SAIBA MAIS:
Golpes no WhatsApp: veja fraudes comuns e como se proteger delas
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Anvisa libera revestimento de lata de bebida contestado por risco à saúde
Agência reguladora liderou discussão no Mercosul para autorizar o uso do Bisfenol F no revestimento de embalagens de bebidas
Anvisa proíbe venda de três marcas de café ‘fake’ após detectar toxina perigosa
Produtos foram considerados impróprios para consumo; laudos apontaram presença de impurezas, fraudes e toxina nociva
Governo proíbe venda de mais duas marcas de azeite no Brasil
La Ventosa e Grego Santorini são banidas por irregularidades; embaladoras têm CNPJs extintos