Por Paula Laboissière — Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para o envio de e-mails “fraudulentos” supostamente enviados pelo órgão indicando a realização de vistorias em empresas.
Em nota, a entidade informou que os e-mails têm como remetente vistoria@anvisa.gov.br, com o número de vistoria variando.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Anvisa: mensagens falsas
Segundo a Anvisa, há relatos ainda de mensagens falsas enviadas em nome da agência abordando assuntos como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento, entre outros. “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude”, destacou a entidade.
“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Assim, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos”, diz a nota.
A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e que registre denúncia por meio de um dos canais oficiais de atendimento.
SAIBA MAIS:
Golpes no WhatsApp: veja fraudes comuns e como se proteger delas
Relacionados
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
Agência havia suspendido todos os implantes em outubro, mas voltou atrás e autorizou uso para fins médicos
Anvisa aprova medicamento para tipo de câncer de pulmão em estágio inicial
Alecensa já era usado para casos avançados da doença
‘Chips da beleza’ com hormônios manipulados são proibidos pela Anvisa
Proibição preventiva é aplicada a todas as farmácias de manipulação, espaços onde os produtos eram fabricados