A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, venda, distribuição e propaganda de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café, conhecidos como “café fake”. A decisão foi tomada após análises constatarem a presença da ocratoxina A, uma substância tóxica e prejudicial à saúde.
As marcas afetadas são Melissa, Pingo Preto e Oficial, que já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em março deste ano, por serem consideradas impróprias para o consumo.
Além da toxina, os produtos apresentavam fraudes na composição e na rotulagem, informando conter “café torrado e moído” ou “polpa de café”, mas, na prática, utilizavam grãos crus, resíduos e materiais de qualidade muito inferior.
As análises do MAPA também identificaram a presença de impurezas e matérias estranhas acima do limite permitido pela legislação, que é de 1%. Entre elas estavam pedras, areia, galhos, folhas, cascas e até sementes de outras plantas, como ervas daninhas. Segundo Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), os produtos eram fabricados a partir do que chamou de “lixo da lavoura”.
A resolução da Anvisa, publicada na segunda-feira (2), exige que todos os lotes das três marcas sejam imediatamente recolhidos do mercado. A venda, distribuição e uso desses produtos estão terminantemente proibidos.

As mascas Pingo Preto, Melissa e Oficial foram proibidas de fabricar, vender e distribuir seus cafés (Foto: Reprodução)
Orientações aos consumidores dos cafés
O Ministério da Agricultura recomenda que quem tiver adquirido os produtos das marcas citadas interrompa imediatamente o consumo e pode solicitar a substituição, amparado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Caso os produtos ainda estejam sendo comercializados, é possível denunciar o estabelecimento por meio do canal oficial Fala.BR, informando nome e endereço do local da compra.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Anvisa suspende venda de marca de sorvetes por falhas graves na rotulagem
Os produtos fora do padrão serão recolhidos
Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta
Medidas sanitárias foram adotadas após laudos insatisfatórios
Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
Medida visa proteger a saúde da população brasileira