ICL Notícias

Após apagões em São Paulo e no Rio, presidente da Enel anuncia saída do cargo

Concessionária informou que substituição era prevista, uma vez que executivo vai se aposentar. Transição ocorre em meio a momento crítico para empresa, com recorrentes problemas no restabelecimento de energia e CPIs
23 de novembro de 2023

O presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, anunciou hoje que não faz mais parte do quadro de funcionários da concessionária. Em nota, a empresa informou que o executivo, “que esteve à frente da companhia nos últimos cinco anos, vai se aposentar”. Ele será substituído por Antônio Scala.

A transição ocorre em um momento crítico para a Enel. No início do mês, uma tempestade deixou milhares de moradores da Grande São Paulo sem luz por uma semana. No último fim de semana, fortes chuvas também prejudicaram os serviços da concessionária nas cidade de Niterói e São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, que ficaram às escuras por mais de cinco dias.

A Enel também é alvo de duas CPIs, uma na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e outra na Câmara Municipal de São Paulo. Na Câmara dos Deputados, parlamentares colhem assinaturas para a criação de uma CPI para investigar os serviços prestados pela própria Enel e também pela Light — esta atua no Estado do Rio de Janeiro.

Em nota, a Enel esclareceu que a saída de Cotugno já estava planejada desde outubro.

“A saída foi definida em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil em outubro. Para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências, o executivo prorrogou a sua saída para 22 de novembro. Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina”.

Ainda segundo a concessionária, Antonio Scala entrou na Enel em 2009 como responsável de Gestão de Risco para Gerenciamento de Energia na Itália. Em seguida, ocupou a função de chefe de Planejamento e Controle de Global Trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul. Ele é formado em Administração de Empresas.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail