Nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir das 16h, ocorre a apuração do resultado dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Neste ano, a leitura das notas ocorrerá na Cidade do Samba e não na Praça da Apoteose, como acontecia tradicionalmente.
O regulamento deste carnaval é semelhante ao do ano passado, com a menor das quatro notas dadas às escolas nos quesitos sendo descartada. O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos (9,1; 9,2; 9,3…). Todo nota abaixo de 10 deve ser justificada pelo jurado.
As seis primeiras colocadas voltarão para o Desfile das Campeãs, no sábado (17), e a última colocada será rebaixada para a Série Ouro no carnaval de 2025.
Na apuração, são avaliados os quesitos: Bateria, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A ordem da leitura dos quesitos é definida por sorteio, que ocorre por volta do meio-dia. O último a ser lido será o primeiro no critério de desempate.
O evento será transmitido pela TV Globo e pelo Globoplay, a partir das 15h55.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘Como nasce um miliciano’: livro mostra como milícias crescem e operam com apoio político no RJ
Obra, da jornalista investigativa Cecília Olliveira, faz uma análise estrutural das milícias, em busca de desvendar a aliança entre polícia, política e crime organizado que sustenta esses grupos criminosos
Nova Lei dos Portos vai precarizar mão de obra e tirar direitos já conquistados, diz sindicalista
Projeto acaba com a exclusividade de contratação dos Trabalhadores Portuários Avulsos, que atualmente são empregados via sindicatos, com garantia de direitos e proteções
Igreja Evangélica na bifurcação da ladeira: fé, favela e ética
Igreja Evangélica no alto da favela como referência de encontros e contrastes