O governo do ultradireitista Javier Milei anunciou a proibição do uso da linguagem inclusiva nas Forças Armadas e entidades ligadas ao Ministério da Defesa da Argentina.
Antes facultativa, a medida restringe termos como “soldada” e “generala”. A resolução, assinada pelo ministro Luis Petri na ultima sexta-feira (23), foi divulgada na segunda-feira (26). O texto foi publicado no site da Presidência da Argentina.
Segundo o site Brasil 247, a linguagem inclusiva visa evitar expressões excludentes, promovendo igualdade e diversidade, especialmente em relação a gênero, raça e outras identidades.
A decisão contrasta — apesar de não ser declarado como regra clara — com políticas anteriores, feitas pelo Ministério da Defesa, de apoio às transformações culturais nas relações de gênero.
Linguagem inclusiva
A linguagem inclusiva, no contexto de gênero, visa utilizar termos que não reforcem estereótipos, incluindo gêneros não-binários ou pessoas que não se identificam exclusivamente como masculino ou feminino. Isso pode envolver termos neutros, pronomes preferidos pela pessoa ou a alternância entre feminino e masculino.
Além do gênero, essa prática estende-se a grupos étnicos, pessoas com deficiência e outras minorias, evitando termos pejorativos para criar um ambiente acolhedor e justo. É importante ratificar que a linguagem inclusiva varia entre culturas e está em constante evolução, refletindo mudanças nas normas sociais e compreensões sobre identidade e inclusão.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Modelo para Tarcisio, Milei faz bolsa argentina ser a pior do mundo no 1º semestre
"Por que a gente não vai fazer a mesma coisa?", perguntou o governador em marcço, sugerindo repetir no Brasil o exemplo argentino
Clube Militar perde relevância, se distancia da ativa e vê queda no número de filiados
Relatório anual mostra envelhecimento da base, perda de sócios e questiona papel da oficialidade da ativa na manutenção e no rumo da instituição
Manifestação em Buenos Aires reúne aposentados, cientistas e feministas contra governo Milei
Especialistas comentam alcance e significado da manifestação multisetorial contra o governo de Javier Milei