ICL Notícias
Sociedade

Astrônomos detectam a mais distante explosão de ondas de rádio do Universo

Fenômeno foi localizado pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, e foi registrada em uma galáxia tão distante que sua luz levou 8 bilhões de anos para chegar à Terra
21/10/2023 | 04h50

Uma equipe internacional de astrônomos detectou a mais distante explosão de ondas de rádio já registrada no Universo. O fenômeno foi localizado pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

A explosão rápida de ondas de rádio (FRB, de Fast Radio Burst, em Inglês) foi registrada em uma galáxia tão distante que sua luz levou 8 bilhões de anos para chegar à Terra. A rajada durou menos de um milissegundo.

Mesmo muito curta, a explosão liberou uma energia equivalente à emissão total do Sol ao longo de 30 anos. Não por acaso, a FRB é considerada uma das mais energéticas já observadas pelos astrônomos.

Batizada de FRB 20220610A, a explosão foi observada primeiramente em junho de 2022 pelo telescópio de rádio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), na Austrália. Segundo os astrônomos, a rajada remete a um aglomerado em fusão de duas ou três galáxias.

As rajadas rápidas de rádio são pulsos curtos e poderosos de ondas de rádio de fontes extragalácticas. Elas, no entanto, são um mistério, pois suas origens não são conhecidas.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail