Uma equipe internacional de astrônomos detectou a mais distante explosão de ondas de rádio já registrada no Universo. O fenômeno foi localizado pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.
A explosão rápida de ondas de rádio (FRB, de Fast Radio Burst, em Inglês) foi registrada em uma galáxia tão distante que sua luz levou 8 bilhões de anos para chegar à Terra. A rajada durou menos de um milissegundo.
Mesmo muito curta, a explosão liberou uma energia equivalente à emissão total do Sol ao longo de 30 anos. Não por acaso, a FRB é considerada uma das mais energéticas já observadas pelos astrônomos.
Batizada de FRB 20220610A, a explosão foi observada primeiramente em junho de 2022 pelo telescópio de rádio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP), na Austrália. Segundo os astrônomos, a rajada remete a um aglomerado em fusão de duas ou três galáxias.
As rajadas rápidas de rádio são pulsos curtos e poderosos de ondas de rádio de fontes extragalácticas. Elas, no entanto, são um mistério, pois suas origens não são conhecidas.
Deixe um comentário