De acordo com dados divulgados em 2020, pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), da Universidade Federal de Pelotas, o espanhol é a quarta língua mais falada no planeta. São 534.335.730 pessoas que se comunicam nesse idioma, o que confirma sua importância, tanto para a comunicação em viagens turísticas como para se tornar diferencial no mercado de trabalho.
O espanhol fica atrás apenas do inglês, do mandarim e do hindi
Ao contrário do que se acredita no Brasil, o conhecimento do português não necessariamente torna mais fácil entender um livro em espanhol ou poder conversar de forma fluente com um nativo. É até possível compreender uma ou duas frases, mas a comunicação sempre vai ser truncada e com o risco de incorrer em confusões constrangedoras.
Alguns exemplos de palavras que têm significado bem diferente do que parecem ter: apellido (sobrenome), borracha (bêbada), camelo (engano), exquisito (refinado), oficina (escritório). E há muitas outras.
Por isso, pode ser muito arriscado tentar falar o idioma sem ter feito um curso, especialmente se essa ferramenta for usada no mercado de trabalho.
Ter no currículo uma segunda língua é um diferencial importante, já que muitos brasileiros já dominam o inglês. Além disso, inúmeras multinacionais apresentam o espanhol como idioma principal, e a falta dessa habilidade pode eliminar as chances de conseguir uma colocação na equipe.
Além disso, o idioma pode ser escolhido como opção nos vestibulares, a porta de entrada para uma faculdade de excelência.
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