Um atirador de elite foi fotografado no telhado de um prédio durante a manifestação feita na tarde de hoje, na avenida Paulista, região central de São Paulo, a favor de anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O sniper estava com roupa camuflada, balaclava e arma de grosso calibre.
Do lado direito do braço, havia um brasão similar ao que policiais de elite de São Paulo e do Rio utilizam. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Edi Sousa, do Estadão Conteúdo.
A manifestação ocorreu com a presença do ex-presidente, réu por tentativa de golpe de Estado. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estava no ato, assim como o prefeito Ricardo Nunes.
Além de Tarcísio, também compareceram os governadores (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Jorginho Mello (PL-SC), Mauro Mendes (União-MT) e Wilson Lima (União-AM).
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estava na Paulista, assim como o pastor Silas Malafaia e vários deputados e políticos bolsonaristas.
Atirador x batom
A manifestação ocorreu com a presença do ex-presidente, réu por tentativa de golpe de Estado, e de aliados políticos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estava no ato, assim como o prefeito Ricardo Nunes A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro discursou. Ela pediu para presentes levantarem os batons durante coro de “Anistia Já”.
Do alto do trio, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu uma “anistia humanitária” aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes. Segurando um batom na mão, ela saiu em defesa da cabeleireira Débora Rodrigues Santos, presa por ter pichado com um batom a estátua “A Justiça”, em frente ao STF em Brasília.
Vários manifestantes, vestidos de verde e amarelo, também levavam nas mãos batons e alguns até batons infláveis em referência ao caso da pichadora, que virou símbolo da direita. O PL já cogita lançá-la a deputada no ano que vem.
Relacionados
‘Não estamos falando de maquiagem de estátua, mas de romper a democracia’, diz diretor-geral da PF
Andrei Passos disse ainda que Polícia Federal não faz mais ações com espetacularização de prisões
Manifestantes se reúnem na Paulista, e Bolsonaro se encontra com 7 governadores
Ato com sete governadores e deputados reuniu cerca de 45 mil pessoas em São Paulo, de acordo com Monitor do Debate Político
‘Sem anistia para golpistas’: movimentos convocam atos para terça (10)
Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo pedem a prisão de Jair Bolsonaro e de outros 36 indiciados pelo PF por tentativa de golpe de Estado