ICL Notícias

“Vocês não acham uma só situação minha agindo fora das quatro linhas da Constituição”, afirmou Jair Messias Bolsonaro ao jornal Folha de São Paulo, em entrevista publicada na quarta-feira (13). Entretanto, vídeos recuperados pelo ICL Notícias demonstram o contrário (veja no vídeo mais abaixo).

Foram diversas as vezes que o ex-presidente manifestou desprezo aos outros poderes da República. Ele fez ataques que eram dirigidos principalmente ao Supremo Tribunal Federal, e em especial ao ministro Alexandre de Moraes.

  • 7 de setembro de 2021, Dia da Independência, Bolsonaro discursa na Avenida Paulista, em São Paulo:

“Dizer a vocês que qualquer decisão do senhor (ministro do STF) Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá”

 

  • 7 de junho de 2022, Bolsonaro discursa no Palácio do Planalto, Brasília, durante cerimônia “Brasil pela Vida e pela Família”:

“Eu fui do tempo que decisão do Supremo (Tribunal Federal) não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo! Não sou mais”

‘NÃO HÁ O QUE FALAR DO MEU GOVERNO’

Em outro trecho da entrevista à Folha, Bolsonaro afirmou que, desconsiderando o “caso dos presentes” e o 8 de janeiro, não há o que falar do governo dele. Os presentes a que Bolsonaro se referiu ficou mais conhecido como o “caso das joias”.

Trata-se de uma investigação da Polícia Federal que apura um suposto esquema de negociação criminosa de objetos que delegações estrangeiras deram à Presidência da República, e que posterioemente teriam sido vendidas por intermediários de Bolsonaro.

E no dia 8 de janeiro de 2023 que o ex-presidente menciona ocorreram os atos golpistas promovidos por apoiadores dele. Os ataques destruíram parcialmente os edifícios que são sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em Brasília.

Ainda assim, a realidade se impõe à afirmação de Bolsonaro. Por exemplo, as declarações do ex-presidente durante a pandemia de Covid, que matou centenas de milhares de brasileiros:

“Tem idiota nas redes sociais, na imprensa… (Que diz) Vai comprar vacina! Só se for na casa da sua mãe!”

“Se começar a sentir um negócio esquisito lá, tu segue a receita do ministro (Luiz Henrique) Mandetta. [simula falta de ar] Tá com falta de ar? Pega e vai pro hospital…”

 ‘NOSSO PESSOAL SEMPRE FOI DE PAZ’ 

Outra contradição. Ainda à Folha, Bolsonaro afirmou que o “pessoal” dele “sempre foi de paz”. Entretanto, o dia 12 de dezembro de 2022 foi marcado por violência protagonizada por bolsonaristas que queimaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília.

Em outro episódio, o próprio Bolsonaro falou para apoiadores: “Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre”.

Produção André Graziano, ICL Notícias

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail