ICL Notícias

Promotor diz que autor de disparos em comício de Trump e uma outra pessoa foram mortos

Ex-presidente Donald Trump começava a discursar em comício na Pensilvânia quando tiros foram ouvidos
13/07/2024 | 20h36

O promotor público Richard Goldringer informou ao jornal americano Washington Post e posteriormente na rede X que o atirador de Trump — cuja identidade ainda não foi revelada — foi morto. Também um espectador do comício morreu. Outra pessoa está em estado grave. Também a agência de notícias AP divulgou a informação.

O Serviço Secreto e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA estão investigando o incidente, juntamente com outras agências de segurança americanas.

*****

O porta-voz de Donald Trump, Steven Cheung, disse ao site do jornal The Guardian que o ex-presidente dos EUA está sendo avaliado em um centro médico local.

“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua rápida ação durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes seguirão.”

*****

Em uma publicação no X, Schumer, o principal democrata no Senado, disse que ficou “horrorizado com o que aconteceu no comício de Trump na Pensilvânia e aliviado que o ex-presidente Trump esteja seguro”.

“A violência política não tem lugar no nosso país”, disse ele.

*****

O filho do ex-presidente, Donald Trump Jr., escreveu “Ele nunca vai parar de lutar para salvar a América” em uma postagem no X.

Isso acompanhou uma foto de Trump com o punho no ar e duas manchas de sangue no rosto após o incidente.

*****

Em declarações à Al Jazeera, uma testemunha disse que estava trabalhando como voluntária e “sentada na primeira fila, diretamente em frente ao presidente Trump” quando o incidente ocorreu.

“Ele estava falando. De repente, ouvimos pop, pop, pop, soando muito como fogos de artifício. Então percebemos que todo o Serviço Secreto, eram pelo menos quatro, pularam no palco e o empurraram para baixo”, ela disse.

“Havia jornalistas que estavam ao redor deles na frente, eles os empurraram para o chão”, acrescentou a testemunha.

*****

Greg Steube, que representa um distrito da Flórida, tenta estabelecer uma ligação entre os problemas legais de Trump e o incidente no comício na Pensilvânia.

“Eles tentaram prendê-lo e agora tentaram matá-lo”, ele disse em um post no X. “Este é um dia triste, muito triste para o nosso país. Orando pelo presidente Trump, sua família e todos na Pensilvânia afetados pela violência sem sentido de hoje.”

Trump está enfrentando quatro conjuntos de acusações criminais, incluindo sobre seus esforços para anular as eleições de 2020. Em maio, um júri em Nova Iorque o considerou culpado de falsificar registros comerciais em relação a um pagamento de dinheiro para silenciar uma atriz de filme adulto antes das eleições de 2016.

*****

O presidente Lula se referiu ao incidente nas redes sociais: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”.

*****

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais: “Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse.”

 

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail