O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, tiveram um encontro reservado na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo e residência oficial de Tarcísio de Freitas. No almoço, que aconteceu na semana passada, Tarcísio não estava presente.
Interlocutores de ambos classificaram a conversa como “boa” e destacaram o tom pragmático do encontro. Um dos principais temas foi a articulação para aprovar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro.

Gilberto Kassab e ex-presidente Jair Bolsonaro em encontro no Planalto (Foto: Marcos Correa/PR)
A aproximação ocorre em meio às críticas recorrentes de Bolsonaro ao PSD, partido que integra a base do governo federal e, ao mesmo tempo, ocupa cargos na gestão pdo bolsonarista Tarcísio de Freitas. .
Os apoiadores do presidente Lula se opõem frontalmente à proposta de anistia.
Bolsonaro e Kassab: tensão e cobranças
No ano passado, Bolsonaro defendeu a saída de Kassab do governo de Tarcísio. Bolsonatistas também atacaram o PSD por causa dos pedidos de impeachment contra o ministro do, Alexandre de Moraes. Mesmo com Rodrigo Pacheco, que é do PSD-MG na presidência do Senadon, a pauta pouco avançou.
Ao mesmo tempo, o encontro ocorre depois das críticas de Kassab ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a quem chamou de “fraco”. Na ocasião, Kassab afirmou que Lula não venceria as eleições, caso fossem realizada agora, sinalizando uma reaproximação com o bolsonarismo.
O gesto reforça a estratégia do PSD de manter diálogo com diferentes espectros políticos enquanto avalia seus próximos passos no cenário nacional.
Relacionados
Ex-assessor de Bolsonaro pede a Moraes para circular em Brasília durante julgamento no STF
Filipe Martins quer autorização para circular em Brasília durante julgamento sobre a tentativa de golpe na semana que vem
Juristas afirmam que PL da Anistia privilegia comandantes e patrocinadores do golpe
Especialistas apontam inconstitucionalidade e alertam para tentativa de confrontar o STF e reescrever a história de 2022
Aposentado protocola na PGR notícia-crime contra PL da Anistia: ‘É golpe’
Valmir escreveu documento no mesmo dia em que Sóstenes Cavalcanti protocolou projeto na Câmara