ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Bolsonaro está mais perto da sentença condenatória no STF; processo na reta final

Expectativa é que entre setembro e outubro o processo do “núcleo crucial” esteja pronto para julgamento
11/06/2025 | 09h49
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O processo que julga a tentativa de golpe de estado em 2022 se aproxima da reta final nos próximos dias. Na terça-feira (10), com o fim do interrogatório dos réus do “núcleo crucial”, o grupo em que está o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes (STF) já deu o prazo de cinco dias para juntada de novos documentos. O próximo passo será a apresentação das alegações finais da defesa dos réus e, ainda, da acusação, a Procuradoria-Geral da República. Depois disso, já inicia o julgamento de mérito e até o momento os réus não conseguiram refutar de modo concreto com dados, documentos ou mesmo em seus depoimentos os fatos apresentados pela execução.

Na avaliação da acusação, Bolsonaro, por exemplo, admitiu a reunião em que se discutiu a minuta golpista. Além disso, também confessou que discutiu a decretação do estado de sítio por falta de recurso eleitoral após a derrota das eleições e, ainda, que a reunião de julho de 2022 foi gravada sem seu conhecimento e isso não deveria ter ocorrido. No episódio, ele e e os ministros discutiam a necessidade de medidas caso Bolsonaro perdesse a eleição.

A situação dos demais réus não é diferente. Os destaques disso ficam por conta do general Heleno chegou a dizer que “não tinha clima” para discutir o golpe. O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio também admitiu as reuniões e que achou “gravíssimo” quando o ex-presidente mencionou a possibilidade de medidas como estado de sítio no final da reunião em que se apresentou a minuta com os “considerandos”.

A expectativa é que entre setembro e outubro o processo do “núcleo crucial” esteja pronto para que os ministros iniciem a leitura dos votos para posterior sentença.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]
Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail