ICL Notícias

Bombardeio é registrado em rota por onde brasileiros devem sair de Gaza

Embaixador do Brasil na Cisjordânia esperava que a travessia fosse feita na manhã de hoje, mas isso não aconteceu.
16/10/2023 | 17h29

Um novo bombardeio atingiu, nesta segunda-feira (16), a passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, no décimo dia de guerra entre Israel e o Hamas, no poder no território palestino, confirmaram jornalistas da AFP. Rafah é a localidade por onde o embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse ontem esperar que os brasileiros que estão em Gaza possam atravessar a fronteira do Egito, em passagem próxima à cidade de

Três bombardeios israelenses já atingiram a área de passagem, onde centenas de palestinos aguardavam sua abertura nesta segunda-feira.

Um grupo de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

O embaixador afirmou que a saída dos brasileiros depende da abertura da passagem para o Egito e também da autorização das autoridades de imigração, que precisam carimbar os passaportes dos brasileiros. “No nível político tudo já está feito. É necessário apenas que, uma vez que seja aberta a fronteira, o funcionário que está ali, que vai receber os brasileiros, ele tenha a lista e autorize o ingresso”, disse Candeas. Ele esperava que a travessia fosse feita na manhã de hoje, mas isso não aconteceu.

A Faixa de Gaza, onde vivem 2,4 milhões de pessoas, é atacada de forma incessante pelo Exército israelense desde 7 de outubro e está sob bloqueio permanente há uma semana.

Nesse dia, o movimento islamista palestino realizou um ataque letal contra o território israelense, que deixou mais de 1.400 mortos, civis em sua maioria, segundo o exército.

Os bombardeios lançados em retaliação a Gaza, governada pelo Hamas desde 2007, deixaram ao menos 2.750 mortos, de acordo com as autoridades palestinas.

Rafah, o único ponto de passagem entre Gaza e o exterior que não está sob controle israelense, permanece fechado e foi bombardeado várias vezes por caças de Israel.

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail