No ICL Notícias — 1ª Edição, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha reafirma posicionamento do Brasil em relação às eleições na Venezuela do domingo (28).
Nicolás Maduro venceu as eleições com 51,2% dos votos válidos, segundo o CNE. O principal opositor na disputa, Edmundo González, teve 44,2%. Na segunda-feira (29), o candidato derrotado Edmundo González e a líder da oposição Maria Corina Machado contestam os resultados do CNE. Manifestações tem eclodido em várias partes da Venezuela.
O governo brasileiro optou por aguardar a manifestação da oposição e de observadores internacionais do processo eleitoral da Venezuela antes de se posicionar oficialmente sobre a eleição.
“Nós vamos continuar exigindo a apresentação das atas para ter qualquer tipo de posicionamento sobre o processo eleitoral em si. E sabendo da responsabilidade que o Brasil e que essa articulação conjunta com o México, com a Colômbia, com o próprio Estados Unidos, pode ter de fundamental para se resolver o conflito na Venezuela”, afirma o ministro.
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Maduro consolida maioria no Parlamento e elege quase todos os governadores na Venezuela
Coalizão governista conseguiu 82% dos votos para deputados, além de eleger 23 dos 24 governos estaduais em disputa
Venezuela acusa EUA de sequestrar criança separada de pais deportados
Governo venezuelano pede retorno imediato da criança para a Venezuela
Conheça a técnica usada pelo MST na Venezuela para produzir mais rápido
Modelo Mandala é espaço circular com o plantio de diferentes alimentos; no centro, a produção de proteínas